O Sincronário das 13 Luas acompanha o ciclo lunar, solar e galáctico. Todos os ciclos estão sincronizados no primeiro dia do anel (ou ano), dia 26 de Julho, conectando com o nascimento da estrela Sírius em conjunção com o nascer do Sol.
São 13 Luas (ou 13 meses) de 28 dias cada, totalizando 364 dias + o dia fora do tempo (25 de julho), um dia para celebrar a paz e a cultura através da arte.
Uma lua de 28 dias se divide em 4 semanas de 7 dias cada, codificados pelos 7 plasmas radiais que estão associados aos 7 chakras. Cada semana traz uma cor, um poder e uma reflexão.
Cada Lua traz o nome e a energia dos 13 tons da criação e também um totem (ancestral ou protetor da Lua) e é encontrado entre os nomes das constelações maias.
O Sincronário não tem datas festivas, não há feriados nem dias santos. Todos os dias são iguais e evoluem em um ciclo perfeito. Porém há um propósito bem definido que qualifica a energia de cada dia, semana, lua (ou mês), anel (ou ano) e assim por diante, guiando a mente humana para um caminho de autoconhecimento e evolução da consciência.
O ciclo lunar / solar de 13 x 28 está sincronizado com o ciclo da estrela Sirius, uma estrela dupla onde Sirius B gira ao redor de Sirius A em um ciclo aproximado de 52 anos. Essa sincronização acontece através do Tzolkin, o padrão de tempo quadridimensional de 260 unidades que chamamos de kin ou assinatura galáctica.
É importante entender que cada dia das 13 Luas de 28 dias +1 possui uma frequência de acordo com o ciclo de 260 dias do Tzolkin
É por isso que a cada 52 anos, o kin (unidade do Tzolkin) cai no mesmo dia das 13 Luas. Por exemplo, o seu kin só vai cair de novo no dia que você nasceu quando completar 52 anos.
É interessante observar também que as 52 semanas do anel (ou ano) são um fractal dos 52 anos:
- 13 luas x 28 dias = 364 dias + o dia fora do tempo.
- 7 dias x 4 semanas = 28 dias
- 13 luas x 4 semanas = 52 semanas